segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Eu Quero Morrer, poema do poeta iraniano Bijan Jalali (1928-1999)

Eu quero morrer.
Não que meu coração esteja falhando
E o meu corpo esfriando
E começando a ser nivelado com a terra.
Eu quero morrer.
Não que eu busque o silêncio absoluto,
não ouvir mais nenhuma voz humana,
Ou que o sol deixe de brilhar sobre mim
Ou que fique cego
Para a lua e as estrelas.
Eu procuro uma morte extraordinária,
Como a água que se transforma em vapor,
Como o desabrochar da semente,
Como o pôr do sol,
Como um céu que está nublado
tempestuoso
E de repente se torna de novo azul.
Eu quero ser aniquilado e
nascer de novo em outro mundo.
Um mundo ainda não nomeado,
Um mundo que eu ainda não conheço para intepretá-lo,
Um mundo que se assemelha ao universo da imaginação,
Em que tudo é possível,
Verossímil,
Exceto o medo da aniquilação,
Exceto a miséria,
Exceto a solidão.

Tradução do persa por M. Alexandrian

Tradução livre do înglês por Jaime Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário