quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Nossa Relação, poema urdu da poetisa paquistanesa de etnia urdu Parveen Shakir (1952-1994)

Nossa relação não era tão firme
Forte
Casa sem telhado abateu-se sobre os seus ombros
Não havia quintal para abrigar-nos
Nem um quarto no fundo mínimo
para acolher o nosso amor.

Nenhuma promessa prendeu-o a mim.

Meu amor pulsou
Só para você
Mas se espalhou como o vento do deserto
E não o atingiu.
Você estava livre.
E eu presa a este amor.
Estradas sinuosas no seu pedido.
Já a solidão falava língua incompreensível
Nos meus ouvidos.

Você estava livre
E mudou a sua rota.
Você tinha pleno comando.
E eu à deriva
Me senti traída.
A casa sem telhado
Chão
Quintal
Desfez-se
No meu corpo e na minha alma transidos.

Tradução do urdu por Ayesha Khanna.

Tradução livre do inglês por Jaime Leitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário